Oração

BASTA SÓ REZAR???

A oração é muito importante, mas a virtude da vigilância não pode faltar em nossa caminhada. Muitas almas perdem facilmente o fervor e caem na tibieza por não se lembrarem da recomendação de Jesus: “orai e vigiai!”

A oração é muito importante, mas a virtude da vigilância não pode faltar em nossa caminhada.Jesus nos pede somente a oração? Não! Ele diz: "Vigiai e orai para que não caiais em tentação." (1) Muitas almas perdem facilmente o fervor e caem na tibieza(*) e até mesmo em pecados graves, por puro descuido. Não lembram que a recomendação de Jesus não é somente que rezem, mas que também vigiem.

(*) Tibieza: a frieza, a apatia, o desânimo, a insatisfação com Deus e conosco mesmo, a falta de estímulos para a oração diária, e até mesmo a falta de forças para decidir por algo ou desistir de alguma coisa.

Por exemplo: Um cofre sem fechadura de nada vale. Assim também uma alma sem vigilância fica à mercê do inimigo. Jesus insiste nesta virtude da vigilância pois ela é complemento da autêntica oração.

Como está a fortaleza de sua alma? Há alguma brecha em suas muralhas?

Cuidado, pois há sempre um leão querendo entrar, devorá-la e perdê-la.

São Pedro nos adverte: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé.” (2). Aqui, também, entra a relação com a virtude da prudência, porque a vigilância está enraizada nela. Santo Tomás de Aquino deixa claro que a prudência é a rainha de todas as virtudes. É ela que rege a vida moral e espiritual do homem, assim como também a vida exterior do homem.

Recordemos que São Pedro dormiu no Horto das Oliveiras. O que lhe faltou? A vigilância!

Devemos estar atentos, orando, vigiando e zelando pelo céu, onde quer que estejamos, em qualquer circunstância da nossa existência, seja na calmaria de uma clausura ou na mais intensa atividade do mundo.

Uma dica: Não nos dediquemos com excesso às nossas ocupações, pois os afazeres nos preocupam demasiadamente. Tudo é passageiro, mas nossa alma é eterna.

Termino com uma citação de uma grande santa: "Trabalhe apenas com uma mão, reservando a outra para defender nossa alma dos perigos que possam impedir a união com Deus". (Santa Teresinha do Menino Jesus).

Deus os abençoe e renove em cada um o dom da oração e da vigilância.

Referências:

  1. Mt 26, 41.
  2. I Pd 5, 8-9.

Outros artigos