Família

A família é a formadora dos valores humanos e cristãos

A família é a formadora dos valores humanos e cristãos. A família não é uma instituição falida, como o mundo prega. Pelo contrário, com a força que brota da oração, a família se transforma em uma comunidade de discípulos e missionários de Cristo.

A família é a formadora dos valores humanos e cristãos. É a família que enraíza o Evangelho no lar e isso tem consequências benéficas para todos, transbordando para a sociedade e para a Igreja.

Educar, formar e preparar alguém para a vida é uma tarefa que requer paciência, decisão de coração e amor incondicional. Como amar, então, aquele que é a 'ovelha negra'?

O amor é o remédio para os males no seio familiar. Todos precisam ser vistos como filhos amados, e aqueles mais difíceis devem ser alvos da nossa maior ajuda e do nosso maior amor. Não devemos desistir dos 'não-amáveis'. Pelo contrário, devemos ajudar a enxergar o valor que eles têm e mostrar-lhes por que Deus não desiste deles.

A família é alvo de muitas perseguições, mas perseverando a cada dia, ela se torna um ambiente formativo e uma escola de humanidade. Bento XVI, em visita ao Brasil, afirmou: “A vida social está atravessando momentos de confusão desnorteadora. Ataca-se impunemente a santidade do matrimônio e da família” (1).

Como está sua casa hoje? Você tem rezado diariamente? Você tem cultivado o amor recíproco e a verdade? Tem sido fiel? Tem se disponibilizado a ajudar o mais necessitado?Como tem vivido as virtudes e as exigências próprias do seu estado de vida? Tem vivido e ensinado os Mandamentos? Tem estado aberto à vida e a defendido desde a concepção até o seu declínio natural? Tem educado os filhos na fé?

"O lar cristão deve manifestar a todos a presença viva de Jesus no mundo e a natureza autêntica da Igreja", diz a Gaudium et Spes (2). Em nossos lares, a convivência familiar deve estar impregnada da presença de Deus. O nosso cotidiano deve refletir a dinâmica da Santíssima Trindade. Para isso, é mister ressaltar a importância da oração em família, pois Jesus nos ensinou que onde dois ou mais estiverem reunidos, Ele estaria no meio deles. Quando a família escuta, reza e põe em prática os ensinamentos da Palavra de Deus, ela se consolida cada vez mais como uma casa construída sobre a rocha.

A família não é uma instituição falida, como o mundo prega. Pelo contrário: com a força que brota da oração, a família se transforma em uma comunidade de discípulos e missionários de Cristo, um lugar de fé, alegria e amor! Na família se acolhe, se transmite e se irradia o Evangelho.

"Os pais não só comunicam o Evangelho aos filhos, mas podem, por sua vez, receber deles este mesmo Evangelho profundamente vivido", afirmava o Papa Paulo VI (3).

Confie em Deus e não deixe que o mundo engula sua família. Volte para ela todos os dias. Deus lhe confiou uma comunidade de amor. Seja um bom discípulo.

Não importa para Deus o quanto você faz, mas o quanto você ama. Ame!

Deus abençoe!

Referências:

  1. Discurso de Bento XVI - V CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE - 11 de maio de 2007.
  2. Constituição Pastoral Gaudium et Spes, sobre a Igreja no mundo atual, n. 48.
  3. Exortação Apostólica Evangelli Nuntiandi, n. 71.

Outros artigos